quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Receita de felicidade


Euforia não é felicidade. Felicidade é mais profundo, confere relevância à existência, faz os fardos serem leves.

Os fardos são tudo o que a gente não gosta... no meu caso: relacionamento interpessoal, calor, dieta alimentar, atividades contábeis, atividades tecnológicas, manter aparências, burocracia, empresas de telecom, planos de saúde, dentro outros.

Agradecer ter condições de carregar os fardos, já faz com que o façamos com alegria, e alivia. Logo, o primeiro ingrediente da minha receita da felicidade é GRATIDÃO.

Da gratidão derivam outros elementos. Um deles, o servir. Servir é relacionado a humildade, quando servimos a outras pessoas, à sociedade, aos animais, ao planeta, especialmente, a quem é mais simples do que nós, honramos nossa reconhecida privilegiada posição de ser quem pode servir e não de quem precisa ser servido. Servir é a conversão de ação concreta e a recompensa é sempre imediata, a energia de gratidão que recebemos de quem recebe nosso serviço. O segundo ingrediente é SERVIR.

O terceiro é a HUMILDADE. Humildade para agradecer, humildade para servir, humildade para reconhecer e aceitar impotência, para manter a dignidade diante das perdas, humildade para se retirar sem brigar. Humildade precisa ser exercitada constantemente pois a soberba pode te cegar e derrubar a qualquer momento.

O quarto elemento é ATENDER AS NECESSIDADES FÍSICAS sono, higiene, alimentação, fisiologia, respiração. Esse quarto ingrediente é sobre auto-cuidado nesse plano, o qual não podemos esquecer nem negligenciar.

Observando esses quatro aspectos da vida não é difícil amar, doar, viver o sentido da palavra caridade. Cada vez que você tiver uma experiência real com o amor, você experimenta felicidade, se aproxima de você mesmo, se aproxima de Deus. A felicidade, essa a qual descrevo, deixa marcas. Marcas tão profundas que quando você descer ao inferno poderá recorrer a essas marcas para sentir o aliviar dos seus fardos.

Ouse servir, ouse agradecer, ouse ser humilde, ouse se cuidar.


Nenhum comentário: