segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Internet, superficialidade, precipitação e arrogância

A internet informa, muito bem, aliás, eu mesma, direto, tiro dúvidas diversas online. Sobre culinária, saúde, filosofia, história.
O que está causando são pessoas sem profundidade se pautando completamente em ambiente digital, que não refletiram, que não olharam pra todos os lados de um conflito, que nunca estudaram filosofia para poder exercitar uma visão completa de forma justa, abraçando convicções e desmerecendo as dúvidas de quem pensa diferente delas. Não só as dúvidas, mas as experiências também. Essas pessoas normalmente se precipitam em atacar pedras nos seus "oponentes" e de forma arrogante param de ouvir ou ler.
É uma dinâmica tão estúpida que eu nem sequer sei por onde trabalhar para fortalecer o diálogo. Fico triste. E o vício em polarizar está tão forte e é prática tão disseminada online que toda vez que você vai dialogar com alguém, mesmo que presencialmente, será bem difícil se fazer ouvir. Até porque se o debate se aprofunda inevitavelmente alguém vai soltar um "Só vai te servir se eu concordar com você?" e não é nada disso, é apenas uma busca pela troca de forma desarmada, onde ninguém precisa mudar de opinião mas pode aprender a compreender o que o outro quer dizer. Simples assim.
Parece que a Era da Informação não está passando da Era dos Donos da Verdade.

Nenhum comentário: